“Operação Laços de Sangue” : Rede de contrabando de pessoas desmontada como parte de investigação Brasil-EUA

“Esta operação bem-sucedida mostra a importância da colaboração internacional quando se trata de interromper as redes de contrabando de pessoas que minam nosso sistema de imigração e colocam inúmeras vidas em risco ao fazê-lo”

WASHINGTON – Uma operação conjunta entre funcionários da imigração dos EUA e autoridades brasileiras levou à derrubada de uma quadrilha de contrabando de pessoas “significativa” envolvendo indivíduos com destino final aos Estados Unidos, disseram as autoridades. 

Oito pessoas foram presas nos estados brasileiros de São Paulo e Minas Gerais em 2 de dezembro como parte da investigação, que foi coordenada entre a Polícia Federal Brasileira e as Investigações de Segurança Interna (HSI) do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE), juntamente com o Departamento de Justiça dos EUA.

Os suspeitos, que incluíam vários cidadãos libaneses, de Bangladesh e brasileiros, foram presos sob acusações federais brasileiras de contrabando de pessoas e operação de uma empresa criminosa, disse o ICE em um comunicado . 

A organização de contrabando de seres humanos é acusada de ser responsável pelo contrabando de “dezenas de indivíduos” de Bangladesh e outros países do sul da Ásia para o Brasil – e em última instância com destino aos Estados Unidos, disse o ICE.

As autoridades também executaram 21 mandados de busca como parte da investigação, apelidada de “Operação Laços de Sangue”.

“Agradecemos à Polícia Federal brasileira por sua parceria contínua no combate às organizações criminosas transnacionais”, disse o adido em exercício da HSI Brasília, Patrick Chen, em comunicado. 

“Esta operação bem-sucedida mostra a importância da colaboração internacional quando se trata de interromper as redes de contrabando de pessoas que minam nosso sistema de imigração e colocam inúmeras vidas em risco ao fazê-lo”, acrescentou Chen.

No início deste ano, 23 pessoas foram resgatadas de um barco suspeito de contrabando na costa de San Diego. O pequeno barco, conhecido como panga, foi avistado por um sistema de vídeo da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos enquanto flutuava perto de rochas na costa de Point Loma. As autoridades dizem que o contrabando na costa da Califórnia há muito é uma alternativa arriscada para os migrantes evitarem as fronteiras terrestres fortemente protegidas.

Em agosto, uma van sobrecarregada com cerca de 25 passageiros caiu em uma rodovia remota no sul do Texas, matando pelo menos 11 pessoas e ferindo mais de uma dúzia , disseram as autoridades. A maioria dos passageiros era considerada migrante

tribuna nacional

Últimas Notícias