Instituto de Meteorologia alerta para ‘chuvas intensas’ no Rio Grande do Norte

Foto: Dido Mascena

O aviso do Inmet aponta possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos no território potiguar (60-100 km/h). Esse contexto apresenta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

“Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, acionando a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) quando necessário”, recomenda o Instituto.

De acordo com Gilmar Bistrot, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está presente sob o Estado trará chuva regular a partir de segunda-feira (21) até domingo (27). “Esperamos chuvas distribuídas em todas as regiões, até com um pouco mais de volume do que vem acontecendo nos últimos dias. Em algumas localidades, como é caso do Agreste, Alto Oeste, a região da Chapada e Vale do Açu, as chuvas devem ocorrer em menor quantidade, mas nesse momento da atmosfera estamos observando uma mudança no comportamento dos oceanos que trará chuva”, diz.

Conforme registrado nos modelos analisados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), esse é o terceiro final de semana seguido com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Para essa semana, as temperaturas devem variar entre 22°C, durante as madrugadas e 32ºC nas tardes, na região do Litoral. Já no interior do estado, a previsão é de 20°C a 34°C.

O maior volume acumulado foi registrado no município de Jucurutu, no Seridó, com 62,2 milímetros (mm). Na região Leste, Parnamirim registrou 41,1 mm, sendo o município onde mais choveu na Região Leste; Tangará acumulou 25,3 mm, na Região Agreste, e Afonso Bezerra 15,8mm na Região Central. Os dados são do Sistema de Meteorologia da Emparn referente ao período das 07h da manhã da sexta-feira (18), até o mesmo horário dessa segunda-feira (21). Até o momento, os acumulados estão acima de 10% em comparação à climatologia para o período analisado.

“Os modelos que analisamos mostram que nesses próximos dias, 21 até o dia 24, poderemos ter altos valores de chuva acontecendo no Litoral e no Agreste. Como as condições estão favoráveis, esperamos chuvas regulares e distribuídas em todas as regiões do Estado. Não dá para dizer em qual município as chuvas serão mais fortes porque essa questão de prever a chuva local ainda não é possível com os modelos que temos hoje”, finaliza Gilmar, chefe da unidade de Meteorologia na Emparn.

Tribuna do Norte

Últimas Notícias