Sono ruim afeta 65% dos brasileiros, principalmente mulheres

Os brasileiros dormem muito mal, e a pandemia de Covid-19 pode ter contribuído para agravar ainda mais o problema. A conclusão é de um novo estudo, feito por cientistas da USP (Universidade de São Paulo) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e publicado na revista Sleep Epidemiology.

De acordo com a pesquisa, 65,5% da população relata problemas relacionados ao sono. As mulheres são as mais afetadas: respondem por um terço dos casos, um dado recorrente em outros estudos nacionais e internacionais. Sofrem muito também os viciados em mídias sociais, que não conseguem deixar de lado os smartphones nem na hora de ir para a cama.

O novo trabalho revelou também um dado inédito: um aumento dos problemas de sono entre homens jovens, o que costuma ser raro. Os cientistas dizem que mais estudos são necessários para entender o novo dado, mas acreditam que as incertezas trazidas pela pandemia podem ser uma razão.

“Nesse grupo (65,5%), estão incluídas as pessoas que têm distúrbios do sono, mas também outras que dormem mal pelas mais diversas razões, como estar acompanhado de alguém que ronca muito, por exemplo”, contou uma das autoras do estudo, Dalva Poyares. “Ou seja, não quer dizer que, necessariamente, todos eles tenham um problema de saúde.”

R7

Últimas Notícias