QUEBRA DE SIGILO DA FONTE: Globo libera íntegra de gravações com Marcos do Val

O Grupo Globo confirmou ao portal Poder 360 que vai liberar a íntegra das entrevistas feitas com o senador Marcos do Val (Podemos-ES) sobre as supostas tentativas de anular o resultado das eleições de 2022. Em nota, o conglomerado de mídia afirma que não realizou nenhuma gravação “em off” — jargão jornalístico que se refere a algo dito numa entrevista, na condição de que a informação não seja divulgada.

“A Globo vai fornecer as entrevistas publicadas como decidiu o ministro e esclarece que não havia nada em off nas entrevistas de Marcos do Val à “GloboNews”. A entrevista concedida ao ‘Estúdio i’ já havia sido exibida ao vivo na íntegra. E a entrevista a Marina Franceschini, que teve trechos exibidos no ‘Conexão’ e em outros telejornais, não traz nenhuma informação em off na sua íntegra bruta”, afirma o grupo em nota enviada ao site.

Com a decisão do veículo de imprensa, um precedente perigoso para a a prática do jornalismo é criado. A partir de uma decisão como essa, qualquer autoridade judicial ou não pode solicitar “materiais brutos”, ou seja, momentos de gravações que não vão ar a pedido dos entrevistados ou pelo tempo destinado ao assunto no programa.

R OESTE

Últimas Notícias