5 obras sobre a vida de escritor, com Raphael Montes

Raphael Montes é um dos autores mais prolíficos e bem-sucedidos da literatura brasileira atual. Nas próximas semanas, uma de suas tramas chegará quase simultaneamente às livrarias e cinemas.

Uma Família Feliz (Companhia das Letras), a ser lançado na primeira quinzena de março, é o oitavo romance desse jovem autor de 33 anos. O filme homônimo estreia no começo de abril, com Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini vivendo um casal de vida perfeita – até que uma gravidez inesperada desperta os monstros que sempre assombram os personagens de Montes.

Desde sua estreia, com Suicidas, Montes explora o filão da literatura policial e de suspense – mas ele também se aventurou no terreno do sobrenatural com as histórias interligadas de O Vilarejo.

Mesmo quem prefere o audiovisual, no entanto, provavelmente já travou contato com a obra de Montes, criador, em parceria com Ilana Casoy, a heroína do livro Bom dia, Verônica, interpretada pela atriz Tainá Muller nas três temporadas da série da Netflix.

Neste episódio de Ilha de Cultura, Montes recomenda cinco obras sobre a vida de escritor – a vida como ela é, ou com uma pitada de perversidade, mas não aquela dos gênios idealizados:

Ficção Americana (Prime Vídeo) – Neste filme indicado ao Oscar, um escritor negro se exaspera com a pressão para que escreva o que todos esperam dele: histórias sobre negros. 

Misery, Louca Obsessão (Suma) – O clássico de Stephen King sobre um escritor sequestrado por uma fã, que deseja que ele escreva o seu próximo romance exatamente como ela sonha.

Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.

Crusoé – edição n.º 304

A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Carlos Graieb, Duda Teixeira e Wilson Lima, destaca o jogo da lei travado por Jair Bolsonaro (PL) e seus advogados para evitar a condenação e prisão do ex-presidente pelos crimes de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito — ambos instituídos pela Lei 14.197, promulgada pelo próprio Bolsonaro em 2021.

Assinada por Caio Mattos, a matéria “O cavalo de Troia da liberdade de expressão” aborda o julgamento iniciado na Suprema Corte dos Estados Unidos sobre duas leis estaduais que tentam controlar a moderação das redes sociais em nome da liberdade de expressão. 

Também nesta edição, a reportagem assinada por Gui Mendes mostra que a Rússia vence pelo cansaço. Com ajuda de ditaduras para contornar sanções ocidentais e receber novas armas, o presidente russo, Vladimir Putin, começa a levar a melhor na Ucrânia.

Últimas Notícias