Saiba o motivo que levou brasileiros ficarem quase 24 horas presos em navio na Espanha

foto: reprodução

O que deveria ser um período de férias e relaxamento transformou-se em um grande transtorno para um grupo de turistas brasileiros retidos em um navio em Barcelona, Espanha. O incidente ocorreu na última terça-feira (2) e ainda está pendente de resolução.

O contratempo aconteceu a bordo do MSC Armonia, da MSC Cruzeiros. A empresa declarou que o navio foi detido na Espanha devido a um problema com passageiros da Bolívia, que estariam viajando com documentos não válidos para desembarque na Europa.

De acordo com o site da MSC, o navio tem capacidade para 2.620 passageiros e 721 membros da tripulação, distribuídos em 976 cabines. Um passageiro brasileiro, o advogado Jean Nunes, informou que o cruzeiro partiu de Santos, São Paulo, no dia 17.

O roteiro do cruzeiro inclui as cidades brasileiras de Santos, Rio de Janeiro e Maceió; Santa Cruz de Tenerife, Funchal, Málaga e Barcelona na Espanha; Ajaccio na França; e Civitavecchia na Itália.

Alguns passageiros tinham planos de continuar a viagem para outros destinos. No caso de Jean, ele deveria desembarcar em Roma na próxima quinta-feira (4), mas seu desembarque foi cancelado.

“Não nos permitiram atracar em Portugal, alegando condições meteorológicas. Anunciaram no sistema de som do navio que cada passageiro receberia um reembolso de US$ 12,5. Em Málaga, começaram a surgir relatos de que os passageiros bolivianos foram detidos no terminal do porto. Em vez de resolver a situação em Málaga, o navio seguiu para Barcelona”, disse Jean.

Na terça-feira, o navio chegou a Barcelona conforme planejado. Jean relata que visitou a cidade das 7h às 16h. “Ao retornarmos, fomos informados de que a entrada dos bolivianos na Espanha havia sido negada. Voltamos ao navio às 16h com a intenção de seguir para a França, mas então fomos notificados de que o cruzeiro estava retido. Ficamos confinados no navio”, ele conta.

Gabriella Zappelini, outra brasileira a bordo do MSC Armonia e coordenadora de Recursos Humanos, disse que ficou esperando notícias até meia-noite de terça-feira. Esperava-se que a tripulação fornecesse uma atualização sobre a situação do navio naquele momento, o que, segundo ela, não aconteceu. “Todos foram dormir sem nenhuma informação sobre o que aconteceria a seguir”.

Uma carta enviada aos passageiros na terça-feira prometia um comunicado sobre o horário de partida do navio para as 10h do dia seguinte.

Carta aos hóspedes sobre a situação do navio MSC Armonia / Reprodução

O comunicado veio pouco depois. Jean gravou o que foi dito. Para quem iria desembarcar em Roma, como o caso das duas fontes ouvidas pela CNN, a empresa fretou um avião para o aeroporto Fiumicino, na capital italiana. O embarque está previsto às 10h de amanhã.

Os brasileiros foram liberados para desembarcar em Barcelona após quase 24 horas dentro do navio. “Nesse meio tempo, todos os hóspedes podem sair livremente e todos a bordo [devem retornar à embarcação] às 2h do dia 4 de abril de 2024”, disse um dos tripulantes, no comunicado emitido pelo som do navio.

No caso de quem viajaria para além de Roma, a situação ainda não está resolvida. “O navio não vai seguir o itinerário e estamos sendo realocados para voos dentro da Europa. Brasileiros que iriam mais longe vão saber hoje à noite para onde vão”, conta Jean.

Gabriella confirma o relato do brasileiro. “Para quem iria continuar o cruzeiro, o itinerário foi todo cancelado, inclusive para quem subiu no navio ontem”. Ela afirma que estranhou alguns procedimentos desde o dia que embarcou.

“Lá no Rio de Janeiro já teve revista com cachorros. Em Maceió, também teve policiais e cachorros. Demoraram duas horas para deixar gente entrar no navio. Estou viajando com minha mãe, fiz bons amigos no cruzeiro, mas está todo mundo decepcionado, principalmente quem ia para outros lugares”, relata a brasileira.

CNN aguarda o retorno da Embaixada da Bolívia e do Itamaraty.

O que diz a MSC

Por meio de nota, a MSC disse que está “trabalhando junto com as autoridades espanholas para gerenciar uma situação envolvendo hóspedes da Bolívia, que viajavam com documentação inválida para o desembarque na Europa”.

Veja um dos comunicados da tripulação na íntegra:

“Prezados hóspedes, boa tarde. Falamos em nome do capitão. 

Em resposta à carta de ontem, gostaríamos de informá-los que ainda estamos com as autoridades de imigração espanholas para encontrar uma solução para o grupo de hóspedes bolivianos sem o visto Schengen válido. 

Infelizmente, não podemos navegar até que a questão seja resolvida e a MSC Armonia permanecerá em Barcelona até lá. Por esse motivo, fomos forçados a cancelar a escala de amanhã em Civitavecchia. Organizamos um voo fretado para Roma Fiumicino, por volta das 10h da manhã para os hóspedes interessados. 

Convidamos os senhores a dirigirem aos balcões que montamos no teatro às 13h para resolver as informações práticas sobre o translado para o aeroporto e o voo. Não há custo para essas novas providências de viagem. Todos os hóspedes receberão mais informações para o restante da viagem no final do dia, assim que possível. 

Nesse meio-tempo, todos os hóspedes podem sair livremente e todos a bordo às 2h da manhã no dia 4 de abril de 2024. A saída será no deck 6. Ativamos o serviço de ônibus gratuito entre o terminal e o centro da cidade para ajudá-los continuar explorando Barcelona. 

Todos os hóspedes receberão reembolso proporcional após o desembarque como compensação pela parte impactada do Cruzeiro a partir de ontem, 2 de abril. Entre em contato com o centro de contato da MSC e com o consultor de viagem assim que chegar em casa. 

Além disso, como gesto de boa vontade, temos uma oferta de crédito válida para um futuro cruzeiro em qualquer um dos 22 navios da frota MSC Cruzeiros. O valor do crédito será de 50% do valor do preço do cruzeiro. Observe que este não inclui viagens, translados, acomodações ou excursões em terra associados à reserva, nem quaisquer outras despesas pessoais. 

Além disso, o crédito não terá o valor em dinheiro e não é transferível ou reembolsável. O crédito é válido por um ano. 

Mais uma vez, pedimos desculpa por essa situação, mesmo que ela se deva em razões que fogem ao nosso controle. Agradecemos vossa compreensão.”

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