Convocado pela ‘bancada da bala’, Lewandowski participa de sessão na Câmara

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski participa da reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara, nesta terça-feira,16. Ele foi convidado para prestar esclarecimento sobre a fuga do presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e as ações da pasta para o combate ao crime organizado no Brasil.

Esta é a primeira vez que Lewandowski comparece à Câmara na função de ministro. A vinda do ministro foi pedida pelos deputados Sanderson (PL-RS), Rodolfo Nogueira (PL-MS), Rodrigo Valadares (União-SE), Sargento Gonçalves (PL-RN) e Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP).

Em sua fala inicial, ele afirmou ter aceitado o convite por entender ser necessário o  “diálogo entre Poderes”. “Minha vinda significa um diálogo entre os Poderes. E esse diálogo está se desenvolvendo de forma harmônica”, disse. “Eu vim mais para ouvir do que para falar. E virei sempre que for convidado“, completou.

Ele também afirmou que ainda está na organização da pasta, que assumiu a menos de três meses. Destacou, ainda, a intenção de manter “responsabilidade compartilhada com toda a sociedade e seus representantes no Congresso”.

O ministro veio acompanhado dos chefes de Polícia Penal, André Garcia; da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; e da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, que, segundo Lewandowski, não devem falar na audiência, mas ouvir e anotar os pontos levantados por parlamentares.

Durante a audiência, o ministro também deve ser questionado sobre o Decreto 11.615/23 de armas e munições; e o recente veto do presidente Lula na Lei 14.843/24, que trata da chamada “saidinha” de presidiários.

Últimas Notícias