Governo exonera primo de Lira do comando do Incra

Nesta terça-feira (16), Wilson Cesar de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi exonerado de seu cargo de superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Alagoas.

Essa exoneração ocorre logo após um confronto público entre Lira e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no qual o presidente da Câmara o rotulou como “desafeto pessoal” e “incompetente”.

Esse desentendimento surgiu em meio à disputa por recursos do Orçamento federal, coincidindo com o período em que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) iniciou o “Abril Vermelho”, uma série de invasões de terras em todo o país para pressionar o governo em favor da reforma agrária. Até a noite de segunda-feira (15), o MST relatava 24 “ocupações” em todo o território nacional. Desde o início do governo, o MST vinha solicitando a exoneração do primo de Lira.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, ao qual o Incra está subordinado, afirmou à CNN Brasil que se trata de uma substituição rotineira em um cargo de confiança, planejada anteriormente, não sendo relacionada ao conflito entre Lira e Padilha. O Incra, por sua vez, ainda não comentou sobre o motivo específico dessa mudança. Arthur Lira também não se pronunciou sobre o assunto quando procurado.

Últimas Notícias