Incomum: forte tempestade atinge Dubai; governo tentava fazer chuva artificial há alguns dias; VEJA VÍDEOS

As fortes chuvas que atingen Dubai desde sexta-feira, elas causaram interrupções significativas nos voos no Aeroporto Internacional de Dubai. A tempestade foi tão intensa que os aviões foram vistos deslizando sobre a água em vez de taxiarem na pista.

As operações no aeroporto foram suspensas por 25 minutos devido à tempestade, resultando no cancelamento de 21 voos de saída e 24 voos de chegada, além de três voos desviados para aeroportos vizinhos.

Felizmente, as operações foram retomadas posteriormente.

Chuva artificial

Os Emirados Árabes Unidos adotaram recentemente uma estratégia inovadora para lidar com temperaturas que chegam perto dos 50ºC, implementando o uso de drones para provocar chuvas artificiais. Em um avanço alcançado em 2021, esses drones carregavam eletricidade até as nuvens, desencadeando precipitações intensas.

“A ideia é fazer com que as gotículas dentro das nuvens cresçam o suficiente para que, quando caírem da nuvem, consigam alcançar a superfície”, explicou a meteorologista e pesquisadora Keri Nicoll à CNN, na época em que sua equipe estava se preparando para os testes com os drones.

A tecnologia por trás desse processo foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, como parte de um programa de pesquisa financiado pelos Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de avançar a ciência do aprimoramento da chuva.

Os drones desenvolvidos pela equipe têm a capacidade de medir temperatura, umidade e carga elétrica dentro das nuvens, permitindo uma intervenção precisa para desencadear a precipitação.

Essa abordagem tem o potencial de oferecer uma solução mais eficaz e sustentável do que métodos tradicionais, como a dessalinização. Embora a dessalinização tenha sido amplamente adotada nos Emirados Árabes Unidos, ela gera grandes quantidades de salmoura como subproduto, o que pode causar impactos ambientais negativos no meio marinho.

Últimas Notícias