MP-SP deflagra operação contra parlamentares ligados ao PCC

O Ministério Público de São Paulo deflagrou operação para desarticular grupo criminoso associado ao PCC com tentáculos no processo licitatório no estado de São Paulo.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar cumprem mandados de busca e apreensão em 42 endereços. Outros 15 mandados de prisão temporária também são cumpridos.

Entre os alvos estão vereadores de cidades do Alto Tietê e litoral. As investigações apontam para corrupção envolvendo agentes públicos e políticos, como secretários de estado, procuradores, pregoeiros e presidentes de Câmara de Vereadores.

Segundo o MP, empresas atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada no Estado em diversas prefeituras e Câmaras Municipais. Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri, Itatiba. Outros municípios também têm contratos sob análise.

As empresas do grupo têm contratos públicos que somam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos. alguns deles atendiam a interesse do PCC, que tinha influência na escolha dos ganhadores de licitações e a divisão dos valores obtidos ilicitamente.

Últimas Notícias