Há 10 anos, a Nissan inaugurava o Complexo Industrial de Resende (RJ)

Complexo Industrial de Resende Nissan.

Em abril de 2014, a Nissan inaugurou em Resende, interior do Rio de Janeiro, seu Complexo Industrial no Brasil. A primeira fábrica totalmente da montadora japonesa na América do Sul celebra 10 anos de atividades neste mês.

O Complexo é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e tem um ciclo completo de produção. É uma das poucas plantas inauguradas recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, desde a área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Juntamente com a celebração de sua primeira década de operação, o Complexo começa a passar pela sua primeira grande transformação, como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan no fim do ano passado. 

O montante, que já faz parte do novo plano estratégico global da japonesa, batizado de “The Arc”, permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo.

Ao longo desses 10 anos, a unidade fabril de Resende fez história, por exemplo, ao ter sido a primeira fábrica do mundo a ter o revezamento da Tocha Olímpica passando em meio as suas linhas de produção, em 2016, como parte dos Jogos do Rio. 

Em 2022, outro momento inédito no país: a produção foi interrompida por dois dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de dois mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil.

“O nosso Complexo Industrial é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes. Isso, claro, em um ambiente que promove o bem-estar dos funcionários e valoriza a diversidade e a inclusão. Afinal, como nossas equipes falam, em Resende não se produzem carros, se produzem sonhos”, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

A unidade fabril da Nissan conta com área total de 3.050.000m2, com 220 mil metros quadrados de área construída. Ela tem capacidade para produzir 200 mil veículos e 200 mil motores em três turnos (atualmente, opera em dois). Tem 2.050 funcionários. Até março de 2024, a planta já produziu 619.453 veículos e 604.940 motores e exportou 90.745 modelos.

Últimas Notícias