PREVENÇÃO: Cidade de SC inicia distribuição de doses de ivermectina para moradores

A prefeitura de Itajaí (SC) começou, na tarde de ontem, a distribuir ivermectina aos moradores da cidade contra o coronavírus. Foram mais de 3 milhões de doses compradas.

Apesar de não haver comprovação científica sobre a eficácia do remédio no tratamento da covid-19 em seres humanos, a substância já foi entregue para 4 mil pessoas no 1° dia, segundo dados da prefeitura.

Toda a distribuição da ivermectina está concentrada no Centreventos de Itajaí, um complexo de 18 mil m², para “evitar aglomerações”. A secretaria de saúde local afirmou que todas as pessoas serão acompanhadas por médicos.

O horário para retirada acontece das 8h às 20h. O objetivo da medida, de acordo com as autoridades locais, é “tratar os moradores de forma precoce para prevenir e atenuar a infecção causada pelo vírus”.

“A ivermectina está sendo usada como um medicamento que pode ajudar na prevenção da covid-19 e, em caso de contágio, que o paciente tenha sintomas leves ou moderados, porque ela diminui a multiplicação viral. Estimulamos a população para que participe dessa campanha, mas que também mantenha as demais medidas não farmacológicas de prevenção, como uso de máscaras, a higiene das mãos, o distanciamento e o isolamento social”, afirmou o prefeito da cidade, Volnei Morastoni (MDB)..

Últimas Notícias