Comerciantes de Pernambuco reagem à nova quarentena imposta pelo governador

Comerciantes de Pernambuco reagem à nova quarentena imposta pelo governador  - Universo Notícias

Desde que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-PE) anunciou a nova quarentena para todo o Estado, empresários e trabalhadores do comércio de várias cidades têm realizado protestos contra a medida. O novo decreto entrou em vigência no dia 18 e vai até 28 de março. O anúncio foi feito um dia após milhares de pernambucanos terem protestado pacificamente contra o fechamento parcial do comércio e o toque recolher vigentes naquele momento.

No dia 17 de março, comerciantes da cidade de Petrolina realizaram uma carreata contra o fechamento do comércio e foram aplaudidos pela população. No dia 18, os lojistas realizaram nova carreata e abriram as lojas ao som do hino nacional.

Com gritos de “queremos trabalhar”, os comerciantes de Petrolina protestaram em frente à prefeitura da cidade na tarde desta sexta-feira (19).

Também no dia 17 de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Sertânia (CDL Sertânia) enviou uma carta ao prefeito pedindo a flexibilização da quarenta. Na carta, o presidente da entidade, André Rafael, ressalta que com o fechamento do comércio, as empresas “essenciais” acabam recebendo um volume maior de clientes ocasionando aglomerações e causando o efeito contrário àquele anunciado pela quarentena.

“Essas aglomerações geram o efeito contrário anunciado pelo governador e poderiam ser evitadas com a extensão do horário de funcionamento do comércio e não redução do horário como feito até o momento. Essa medida foi adotada inclusive para garantir a segurança dos eleitores durante o último pleito eleitoral. As urnas funcionaram até mais tarde para evitar que os eleitores aglomerassem nas sessões eleitorais. Portanto, tendo a eficácia da medida já sido comprovada durante as eleições, poderíamos também adotá-la para o comércio com a certeza de que estaríamos zelando pela saúde da população”, diz um trecho da carta.

No boletim epidemiológico do último dia 16, a Secretaria de Saúde de Sertânia não havia registrado nenhum novo caso de Covid-19, o que levou os comerciantes a questionarem ainda mais a quarentena. Diante da situação os empresários resolveram convocar uma carreata para a próxima segunda-feira (22).

Em Arcoverde, a Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Arcoverde (CDL Arcoverde) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (SINDECA) realizaram carreada em protesto contra o lockdown na tarde da sexta-feira (19).

Os lojistas fixaram faixas nas lojas criticando o governador e a política do lockdown.

Na cidade de Garanhuns, os comerciantes fizeram um protesto pacífico em frente à prefeitura contra o fechamento das lojas. “Temos duas situações distintas: salvar vidas e também salvar as empresas, porque o nosso comércio passou dez meses de portas fechadas e nesse momento vai arcar sozinho com essa responsabilidade?”, disse um dos manifestantes.

Últimas Notícias