Ao lado de Bolsonaro, médico diz em entrevista que cirurgia no presidente está afastada

Uma eventual cirurgia para resolver a obstrução intestinal enfrentada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é, por ora, uma possibilidade afastada, afirmou nesta quinta-feira (15) o cirurgião gástrico do presidente, Antonio Luiz Macedo. A fala do médico aconteceu no começo da noite, ao lado do próprio Bolsonaro, em entrevista a um programa da RedeTV.

“O presidente hoje melhorou”, disse Macedo. “A cirurgia, em princípio, está afastada, uma vez que o intestino começou a funcionar e o abdome esta mais flácido e mais funcionante”, resumiu o médico.

“Os barulhos do abdome são bons, os fluidos são bons, e aquela área obstruída, do lado esquerdo [do intestino], fruto de aderências decorrentes de toda essa complicação que ele teve, já está mais permeável, já está mais palpável, mais absorvida e pode permitir a nós a retirada da sonda gástrica enquanto mantendo ainda uma dieta líquida”, explicou o cirurgião, que acompanha o presidente desde o atentado à faca sofrido por ele durante a campanha presidencial de 2018.

O presidente também falou sobre seu quadro de obstrução intestinal. Segundo Bolsonaro, ao dar entrada no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para onde foi transferido na quarta-feira (14) depois de ser internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, eram grandes as chances de uma cirurgia.

“Tudo isso aconteceu devido a uma facada que eu recebi e a quatro cirurgias, essa obstrução, ela é sempre um risco muito alto, mas graças a Deus de ontem para hoje evoluiu bastante esse quadro, a chance de cirurgia realmente está bastante afastada”, disse o presidente da República.

Bolsonaro foi internado na madrugada de quarta-feira, em Brasília, após apresentar dores abdominais. Nos últimos dias, o presidente também vinha apresentando quadros de soluços, que atrapalharam inclusive alguns de seus discursos oficiais.

CNN Brasil

Últimas Notícias