1 em cada 5 brasileiros buscou ajuda para tratar da saúde mental durante a pandemia

O estudo contou com a participação da Associação Brasileira de Familiares e Portadores de Transtornos Afetivos

Um levantamento encomendado pela Pfizer aponta que um em cada cinco brasileiros procurou ajuda para tratar da saúde mental durante a pandemia. Realizado pelo Instituto de Tecnologia Ipec em conjunto com a Associação Brasileira de Familiares e Portadores de Transtornos Afetivos, o estudo contou com 2 mil entrevistados e os resultados foram divulgados na quarta-feira 1º.

De acordo com os dados, desde que a pandemia teve início, 16% dos participantes desenvolveram ansiedade, 8% depressão, 3% síndrome do pânico e 2% fobia social. Eles ainda relataram ter crises de choro, irritação, tristeza, angústia e insônia. Cerca de 11% permanecem em acompanhamento médico.

A faixa etária mais afetada é formada por jovens. Dos entrevistados entre 18 e 24 anos, metade considerou ruim a saúde mental nesse período e 11% classificaram a situação como “muito ruim”.

“Este é um cenário que vem sendo apontado desde março de 2020 e, por isso, merece acompanhamento, já que continuamos no enfrentamento da pandemia”, destaca um trecho da pesquisa. “Obtivemos muitos avanços com o desenvolvimento e com a aplicação da vacina, mas sabemos que precisamos olhar para o corpo e para a mente já que o coronavírus causou e causa marcas em todos nós.”

Últimas Notícias