Deputado baiano fala sobre a problemática dos altíssimos índices de homicídios de polícias no estado. Confira!

O site a Trombeta News conversou com o Deputado Estadual baiano, MARCO PRISCO CALDAS MACHADO (PSC)

Conheça um pouco de sua trajetória:

O deputado ingressou na Polícia Militar do Estado da Bahia, 1997-2002, depois de servir ao Exército por 18 meses. Em 2005, foi um dos sócios fundadores da Associação Nacional dos Praças Policiais e Bombeiros- ANASPRA, ocupou a direção nacional de mobilização da entidade. Diretor geral da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia- ASPRA, BA, 2009-2014. Participou de melhorias da categoria em Natal, Roraima, Rondônia, Piauí, Maranhão, Ceará e Bahia, 2012 e 2014.

MANDATO ELETIVO

Eleito vereador pelo Partido Social da Democracia Brasileira, PSDB, 2013-2016, renunciou em dez.2014. Eleito deputado estadual pelo PSDB, 2015-2019. Reeleito para o período de 2019-2023.FILIAÇÃO PARTIDÁRIAPTC, 2004 – 2006; PSDB, 2012 – 2016; PPS, 2016 – 2018; PSC, 2018 – 0;

ATIVIDADE PARTIDÁRIA

Líder PSDB, Câmara dos Vereadores, Salvador. Integrou militâncias do PT, PCdoB e PSOL, onde permaneceu por 4 anos. Vice-Líder do Bloco Parlamentar PSDB/PRB/PSC, ALBA, 2015; vice-líder da Bloco Parlamentar DEM/PPS, 2016.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Na Assembleia Legislativa da Bahia: 3º SECRETÁRIO da MESA DIRETORA (2021-2023); PRESIDENTE da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho (2017-2018); VICE-PRESIDENTE da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública (2015-2020); TITULAR das Comissões: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público (2015-2018, 2021), Direitos da Mulher (2015-2017), Especial da Promoção da Igualdade (2015- 2018), Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho (jun.2016-), Direitos Humanos e Segurança Pública (2021).

Confira a entrevista:

A TROMBETA NEWS- O senhor sabe precisar o número total de policiais no estado?

DEP. SOLDADO PRISCO: Hoje na Bahia temos 28.377 policiais militares trabalhando. 

A TROMBETA NEWS- Desse total, quantos estão realmente nas ruas?

DEP. SOLDADO PRISCO: Infelizmente não temos essa informação. Já fizemos uma solicitação ao Governo mas não obtivemos resposta. 

A TROMBETA NEWS- O senhor pode esclarecer ao nosso público a questão do armamento da polícia?

A polícia tem poder de fogo nitidamente inferior ao da criminalidade na Bahia. Nas incursões, vemos, por vezes, criminosos com armas de grosso calibre enquanto, nossos policiais não possuem armamento compatível, efetivo e nem carros adequados para o combate. 

A TROMBETA NEWS- Diante do aumento de assassinatos, tanto dos civis quanto dos policiais, o que o governo Rui Costa tem feito?

DEP. SOLDADO PRISCO: Na nossa avaliação, a gestão da segurança pública do Governo do Estado da Bahia é desastrosa. Vemos iniciativas para oferecer uma falsa sensação de segurança à população baiana. 

A TROMBETA NEWS- Qual a reação do governador Rui Costa aos recentes assassinatos de policiais em combate?

DEP. SOLDADO PRISCO: Como em outras vezes, tenta se isentar de responsabilidade. Em últimas entrevistas, jogou a responsabilidade no sistema penal, que prende e solta criminosos, e na política armamentista do governo federal. Ocorre que o discurso é para esconder a real responsabilidade do Estado. Já que contamos com uma série de problemas de gestão da segurança pública. Como é o caso das péssimas condições de trabalho, desestímulo dos policiais que não recebem periculosidade,  congelamento salarial por oito anos, atrasos nas promoções policiais, déficit do efetivo policial e unidades e guarnições precárias.

A TROMBETA NEWS- A acusação do governador Rui Costa ao governo Bolsonaro, pelo armamento pesado nas mãos dos bandidos, procede?

DEP. SOLDADO PRISCO: É absurda. Onde é que arma legal está nas mãos de marginal? Todo policial nas ruas sabe que os bandidos usam armas ilegais. Somos nós que estamos morrendo, somos nós que estamos na ponta e ele tenta enganar a sociedade. 

A TROMBETA NEWS- O que o governo do PT, na Bahia, que está há dezesseis anos no poder, neste estado, tem feito na área da segurança pública? 

DEP. SOLDADO PRISCO: Propaganda e nada mais. 

A TROMBETA NEWS- O pai de um dos policiais assassinados em combate, no dia 12 desse mês, afirmou que “Quem matou meu filho foram o governador Rui Costa e seu secretário de segurança”, essa dolorosa constatação é sentida por toda a sociedade baiana?

DEP. SOLDADO PRISCO: A população está acordando. Vendo que o problema da segurança pública é sério e precisa ser visto com seriedade. A população agora consegue enxergar que é preciso valorizar o policial para que ele preste um bom serviço para sociedade. E isso não acontece na Bahia. Dois policiais combatendo 20 nas comunidades, onde o tráfico impera. Isso é um absurdo, mas o povo já consegue ver isso. 

A TROMBETA NEWS- Há um clima de total insegurança no estado?

DEP. SOLDADO PRISCO: Digo que há alguns anos existia este clima, hoje está muito pior. Hoje a sensação que temos é que a criminalidade já tomou as ruas da Bahia, em todos os cantos do Estado. E o governo estadual não sabe o que fazer. Porque, durante 16 anos, só fez propaganda.

Últimas Notícias