Quem tomou a vacina da Janssen vai precisar de dose adicional?

Somente a vacina da Janssen é aplicada em dose única no país

De acordo com os dados do Localiza SUS, no Brasil mais de 4,5 milhões de pessoas foram imunizadas com a vacina anti-Covid da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, a única aplicada com apenas uma dose no país.

Quando o imunizante começou a ser distribuído, em junho, a campanha de vacinação já havia contemplado idosos, que, assim como os imunodeprimidos, fazem parte da recomendação feita pelo Ministério da Saúde para a aplicação de uma dose adicional. Não há nenhuma orientação nesse sentido para a população em geral que foi imunizada com a vacina da Janssen. 

Em agosto, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o laboratório se reuniram para discutir a necessidade de uma dose de reforço para as pessoas vacinadas com o imunizante. Segundo a agência, ainda não há dados conclusivos sobre a questão.

“Os imunodeprimidos que receberam a Janssen vão ter que fazer a dose de reforço. Mas, por enquanto, em nenhum estudo está sendo colocada a necessidade de a população em geral fazer a segunda dose, no caso da vacina da Janssen, ou a terceira, no caso das outras”, afirma Juarez Cunha, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

R7

Últimas Notícias