“Bolsonaro pede aos manifestantes que estão em frente aos QGS que evitem violência e diz que “Brasil não vai acabar no dia 1º”

Às vésperas de encerrar seu mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma transmissão ao vivo na internet, nesta sexta-feira (30,) para prestar contas da sua gestão e comentar o atual momento político do país. No próximo domingo, 1º de janeiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse como novo presidente. A live quebrou um longo período de silêncio de Bolsonaro, que optou por se recolher após a derrota nas eleições e após um problema de saúde. A última live feita por ele havia sido na semana anterior ao segundo turno das eleições.

Ao longo de 50 minutos, Bolsonaro falou sobre avanços e desafios enfrentados pelo seu governo, em especial com a ocorrência da pandemia da Covid-19 e destacou também fatores que dificultaram seu mandato, como os frequentes conflitos com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia. “Vencemos esses quatro anos com um saldo bastante positivo em que pese os problemas que tivemos. Nenhum chefe de Estado que eu tenha conhecimento aqui no Brasil enfrentou algo parecido com isso”, declarou.

Sobre as manifestações de seus apoiadores em todo o país, que estão em curso desde o final das eleições, Bolsonaro disse que os atos são legítimos e que há deturpação de autoridades e de parte da imprensa a respeito das reais intenções dos manifestantes. Ele negou participação ou envolvimento na organização desses atos e pediu aos apoiadores para que deem seguimento à oposição ao governo Lula sem violência.

“Creio no patriotismo, na inteligência, na garra de vocês. Sei o que vocês passaram ao longo desses dois meses de protestos, com sol, chuva. Isso não vai ficar perdido. Imagens foram para fora do Brasil. Aqui dentro despertou milhões de pessoas a estudarem por que tivemos essas manifestações. O pessoal passou a entender o que tem a perder, o que é a política brasileira”, disse Bolsonaro.

Últimas Notícias