QUEM EXPLICA? Maior parte da população em situação de rua testa negativo para covid-19

Em São José dos Campos, 103 pessoas foram testadas em dois dias, destas, apenas uma apresentou resultado positivo para a doença

Prefeitura de São José dos Campos concluiu, na manhã da última, sexta-feira (22), a testagem para a covid-19 da população que está vivendo na rua. 103 pessoas foram testadas em dois dias. Destas, apenas uma apresentou resultado positivo para a doença.

Um levantamento realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão em abril apontou que 90 pessoas viviam nas ruas de São José dos Campos. Com base neste dado, a expectativa é de que todas as pessoas em situação de rua atualmente na cidade passaram pelo teste.

O teste rápido foi realizado em diferentes pontos da cidade por dois grupos de profissionais compostos por técnicos da assistência social e de enfermagem, além de uma enfermeira.

A equipe do Apoio Social, que já conhece pelo nome a maioria das pessoas em situação de rua, não enfrentou dificuldades para fazer o teste. Ao contrário, todos aceitaram participar e se mostraram contentes com a iniciativa.

Isolamento

O único caso positivo foi logo na manhã desta quinta-feira (21): um homem de 50 anos, que veio de Mogi das Cruzes recentemente para viver nas ruas de São José dos Campos.

Mesmo não apresentando qualquer sintoma, ele foi encaminhado para uma unidade de saúde para avaliação, que orientou o isolamento. Ele foi levado para o espaço preparado pela Prefeitura de São José dos Campos para o afastamento de pessoas em situação em situação de rua.

Além do teste

Todos que passaram pelo teste ainda responderam a uma pesquisa elaborada pela Prefeitura para apurar possíveis sintomas por parte das pessoas testadas, além de orientar sobre os cuidados necessários para evitar contaminação e propagação do vírus.

Cuidado

A testagem em massa da população de rua integra os esforços da Prefeitura para o controle e prevenção da covid-19 na cidade, especialmente nos públicos considerados vulneráveis e com maior risco de morte em razão da doença.


Desde o início de abril, a Prefeitura de São José dos Campos intensificou o trabalho de apoio e acolhimento voltado à população de rua.

https://www.agoravale.com.br/noticias/Geral/maior-parte-da-populacao-em-situacao-de-rua-testa-negativo-para-covid-19?fbclid=IwAR0oLGBXGlQUhZElFJ3gFDsncp6DQC6bPKxX55E4Wy-rJ809wKwHQtm95K8
Compartilhe:

9 thoughts on “QUEM EXPLICA? Maior parte da população em situação de rua testa negativo para covid-19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.