PTB veta alianças com partidos do Foro de São Paulo: Legenda presidida por Roberto Jefferson publica resolução contra a esquerda

Diretórios municipais do PTB estão impedidos de formar coligação com nove legendas que compõem a esquerda brasileira. De acordo com resolução publicada nesta sexta-feira, 4, pela executiva nacional do partido, é preciso afastar-se de comunistas e socialistas.

Assinado pelo presidente nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, o documento faz menção a parecer anterior que já proibia alianças com PSDB e DEM, por exemplo. Agora, a regra mira os partidos que, conforme consta no material, fariam parte do movimento batizado de Foro de São Paulo.

foro de são paulo - resolução do ptb
O ex-presidente Lula durante um dos encontros do Foro de São Paulo. Movimento promove reuniões recorrentes entre partidos de esquerda espalhados no Brasil e em outros países da América Latina | Foto: REPRODUÇÃO

Dessa forma, um filiado ao PTB que almeje candidatar-se a prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições deste ano não pode pertencer a determinada chapa que conte com pelo menos uma das seguintes siglas:

  1. PT
  2. PSol
  3. PDT
  4. PcdoB
  5. Rede
  6. PSB
  7. PCB
  8. PSTU
  9. PCO

Caso em SP

A mais nova resolução do PTB surge na semana em que o diretório municipal do partido em São Bernardo do Campo, cidade do ABC Paulista com população estimada em 844 mil habitantes, anunciou que uma de suas integrantes seria candidata a vice na chapa encabeçada pelo petista Luiz Marinho. A aliança, contudo, foi barrada por Roberto Jefferson.

ptb X partidos da esquerda e do foro de são paulo

Íntegra da resolução publicada pelo PTB | Foto: REPRODUÇÃO

De acordo com o site do Foro de São Paulo, movimento esquerdista que enalteceu o trabalho do ditador Nicolás Maduro na edição virtual realizada neste ano, apenas cinco partidos brasileiros fazem parte do bloco: PDT, PCdoB, PCB, PT e PPS. A lista, contudo, parece estar desatualizada. Afinal, o PPS mudou seu nome para Cidadania.

REVISTA OESTE

Últimas Notícias