Go­verno Bolsonaro pre­tende in­cor­porar a Valec En­ge­nharia à es­tatal do trem-bala, diz Ministro!

Exe­cu­tivo quer re­duzir gastos com a fusão das em­presas, a qual pri­o­ri­zará o que há de me­lhor em co­nhe­ci­mento e ca­pital hu­mano de ambas para pro­jetos de in­fra­es­tru­tura. 

Ogo­verno fe­deral pla­neja unir a Valec En­ge­nharia, Cons­tru­ções e Fer­ro­vias e a Em­presa de Pla­ne­ja­mento e Lo­gís­tica (EPL) para re­duzir gastos pú­blicos e “torná-las efi­ci­entes”. A in­for­mação foi di­vul­gada pelo Mi­nis­tério da In­fra­es­tru­tura, na se­gunda-feira (19 de ou­tubro). De acordo com a pasta, a nova es­tatal vai se chamar Infra S.A. Hoje, a EPL atua na ela­bo­ração de es­tudos téc­nicos para as con­ces­sões de trans­portes. Foi criada, em 2012, no go­verno da co­mu­nista Dilma Rous­seff, com a pro­messa de lançar o trem-bala, que li­garia os Es­tados do Rio de Ja­neiro e São Paulo. Já a Valec é res­pon­sável pela cons­trução e ad­mi­nis­tração de fer­ro­vias fe­de­rais.

Se­gundo o mi­nis­tério, a fusão re­du­zirá os custos de ma­nu­tenção da União e “pri­o­ri­zará o que há de me­lhor em co­nhe­ci­mento e ca­pital hu­mano de ambas para pro­jetos de in­fra­es­tru­tura”. A pre­visão é que o plano de re­es­tru­tu­ração seja apre­sen­tado em até 90 dias e o pro­cesso con­cluído em 270 dias. “A partir da junção, a Infra S.A. terá a missão de es­tru­turar os pro­jetos de con­cessão de ativos à ini­ci­a­tiva pri­vada a longo prazo”, ga­rantiu a pasta, em nota. “Es­pe­ramos en­ga­ja­mento nesse pro­cesso para que pos­samos pro­jetar uma nova em­presa”, afirmou o mi­nistro Tar­císio Gomes de Freitas.

 Re­vista Oeste.

Últimas Notícias