Pelo menos 21 mil falecidos estariam nas listas de eleitores aptos da Pensilvânia, denuncia Fundação

Public Interest Legal Foundation (PILF), entidade privada americana, entrou com uma ação contra o Departamento de Estado da Pensilvânia por não manter minimamente atualizados os registros de eleitores aptos a votar no estado.

A fundação constatou que pelo menos 21.000 inscritos nas listas de eleitores do estado já faleceram, 92% deles já haviam falecido antes de outubro.

É provável que cédulas eleitorais tenham sido enviadas para as residências dessas pessoas, preenchidas, devolvidas por terceiros e contabilizadas como votos válidos.

“9.212 inscritos estão mortos há pelo menos cinco anos, 1.990 inscritos estão mortos há pelo menos dez anos, e 197 inscritos estão mortos há pelo menos vinte anos”, garantiu a Fundação, que realizou o levantamento com base em documentos oficiais.

“Este caso é sobre garantir que os inscritos falecidos não estejam recebendo cédulas eleitorais em casa”, disse o presidente e conselheiro geral da Fundação, J. Christian Adams. Ele afirmou que vinha repassando informações sobre estes casos aos funcionários do estado da Pensilvânia, prevendo possíveis irregularidades em uma eleição que estava sendo esperada como disputadíssima.

A fundação embasa seu pedido na Seção 8 da Lei Nacional de Registro de Eleitores de 1993, que exige que os funcionários façam “esforços razoáveis” para manter as listas de eleitores e oferece o direito privado de entrar com uma ação judicial se as normas não forem cumpridas.

O caso foi originalmente protocolado no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Médio da Pensilvânia sob o nº 1:20-cv-01905.

Com informações de publicinterestlegal.org

Últimas Notícias