Desmatamento na Amazônia cai 70% em janeiro, na maior queda dos últimos 4 anos

O ano começou com uma marca bastante positiva, janeiro registrou 70% de queda em alertas de desmatamento na Amazônia Legal no comparativo com o mesmo período de 2020. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice alcançado no mês passado foi o menor dos últimos quatro anos.

Os avisos de desmatamento começaram a cair há seis meses, entre agosto de 2020 e janeiro de 2021, a redução foi de 21%, o que corresponde a 988 quilômetros quadrados a menos a criar alertas. A área protegida, em comparativo, é maior que o centro urbano de São Paulo, que possui cerca de 950 quilômetros quadrados.

A repressão a degradação do meio ambiente tem sido realizada em uma força-tarefa do Governo Federal, sobretudo no âmbito da Operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL). Desde o início desta operação, foram apreendidos 331 mil m³ de madeira, 1.699 embarcações, 326 tratores e 20 aeronaves, além da aplicação de 4,8 mil multas, totalizando R$ 3,33 bilhões.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.