Vacinados com a coronavac internações de idosos com mais de 80 anos por covid sobem em SP e RJ

Idosos foram um dos primeiros grupos a serem vacinados contra a covid-19 no Brasil

As internações de pessoas com mais de 80 anos por covid-19 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro registraram alta no começo de julho, pela primeira vez desde o fim de março, mostra um monitoramento feito pelo Grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O pesquisador responsável pelo estudo, Leonardo Bastos, afirma que no Rio de Janeiro também foi observado aumento das internações de idosos entre 60 e 79, o que não ocorreu em São Paulo.

“Essa subida não acontece nas faixas etárias mais jovens, mas está acontecendo nas faixas mais idosas, em particular de 80 [anos] ou mais, que está até pior do que a curva anterior.”

A curva de mortes de idosos, acrescenta o pesquisador, não havia apresentado alta até o começo de julho.

“Uma coisa interessante é que isso não ocorre em óbito. Pode ser que a vacina seja mais efetiva para [proteger] óbito, isso é plausível, pode ser verdade, e pode ser também que essas internações ainda não evoluíram a óbito. Podem ser também as duas coisas ao mesmo tempo.”

Mas uma coisa é certa na avaliação de Bastos: essa interrupção da queda de internações de idosos deve servir como alerta para autoridades, principalmente para que seja identificado o motivo.

Uma das hipóteses para isto pode estar associada à queda da imunidade conferida pela CoronaVac, vacina aplicada na grande maioria dos idosos no começo da campanha. 

R7

Últimas Notícias