O primeiro cartão-postal de Marte

Combinação de técnicas e fatores cria a primeira imagem ‘posada’ do planeta vermelho

Foto: divulgação NASA/JPL

Uma foto realizada no dia 16 de novembro se tornou o primeiro “cartão postal” de Marte, mostrando a nave Cusiosity, que está na superfície do planeta há 9 anos a serviço da NASA.

Segundo o site Olhar Digital, a foto mostra a paisagem vista da encosta do Monte Sharp em dois momentos diferentes do dia marciano, às 8:30 e 16:10 (hora local). As imagens foram quadriculadas em mosaico e enviadas para a Terra, onde receberam um acabamento artístico. Os horários diferentes explicam as duas fontes de luz, uma amarelada e uma azulada.-Publicidade-

A NASA mantém um site dedicado exclusivamente ao Curiosity, que já completou mais de 3.300 “sols”. como é chamado o dia marciano. Este vídeo (em inglês) mostra algumas das imagens enviadas pelo veículo:

O “cartão postal” enviado pelo Curiosity mostra o monte Sharp, uma montanha de 5 mil metros que está sendo escalada há sete anos. No canto esquerdo da foto está a montanha Rafael Navarro, batizada com esse nome em homenagem a um cientista do projeto falecido no início de 2021. O Curiosity pousou no dia 6 de agosto de 2012, e o local passou a ser chamado de Pouso Bradbury em memória do escritor de ficção científica Ray Bradbury. O caminho percorrido pelo veículo foi batizado como Murray Buttes, em homenagem ao cientista planetário Bruce C Murray, falecido em 2013.

Últimas Notícias