Cirurgiões baianos decidem se descredenciar do Planserv após reajuste

Cerca de 72 cirurgiões torácicos e cardiovasculares deixarão de realizar cirurgias pelo Planserv a partir do dia 23 de agosto. A notificação da rescisão do termo de adesão da Cooperativa de Cirurgiões Cardiovasculares ou Torácicos do Estado da Bahia (Cardiotórax) foi protocolada no dia 24 de maio.

A decisão deve-se à negativa da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia em reajustar os valores dos honorários médicos, fato que impede tanto o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do acordo entre as partes, firmado em 2012, quanto a recuperação das perdas inflacionárias dos últimos anos. 

A Cooperativa de Cirurgiões respeitará o prazo do termo de adesão de 90 dias para suspensão das cirurgias eletivas, razão pela qual o atendimento aos beneficiários do Planserv não será interrompido até agosto. “Após este prazo, a cooperativa não tem nenhuma competência para a cobrança dos honorários dos cirurgiões torácicos e cardiovasculares, ficando a decisão a cargo de negociação entre a equipe médica e o paciente e o hospital”, salienta o diretor técnico da Cardiotórax, Romilton Machado.

A decisão sobre o descredenciamento só foi tomada após diversas tentativas de diálogo e negociação sobre a recomposição dos valores pagos pelo Planserv, os quais não são reajustados há 10 anos. 

De acordo com o presidente da Cardiotórax, o cirurgião torácico Leandro Públio, a cooperativa vem notificando o Planserv sobre a defasagem dos valores dos procedimentos há cinco anos.

“A impossibilidade de avanço das negociações torna inviável a continuidade da relação. Os cooperados realizam procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, prezando pela qualidade e técnicas eficazes, a fim de mitigar os riscos inerentes a qualquer cirurgia. Entretanto, não recebemos a contraprestação justa pelos serviços que são prestados aos beneficiários do Planserv, conforme reconhecido pelo próprio órgão”, declarou.

Entre as solicitações feitas ao Planserv pela Cardiotórax reiteradamente e, em especial, durante a reunião realizada no dia 16 de novembro do ano passado, destacam-se: modificação dos valores referenciais de códigos de tabela aberta de procedimentos; criação de pacotes e procedimentos ainda não existentes e correção dos valores das tabelas de cirurgias. Após outra reunião realizada entre as partes no dia 10 de março, o Planserv enviou sua resposta por escrito negando a maioria dos pedidos com a justificativa de que o impacto financeiro gerado impediria o atendimento dos pleitos.

Em nota, o Planserv esclarece que “os hospitais credenciados à rede estão aptos a prestar todos os serviços médicos aos beneficiários. Essas unidades, conforme determinam os contratos, devem oferecer o serviço de cirurgias torácicas e cardiovasculares. A assistência diz ainda que vem em processo de diálogo com a entidade”.

Qualquer necessidade, o beneficiário pode entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento 24 horas, no telefone 0800 056 6066

Últimas Notícias