Capes mantém cerca de 160 mil bolsas de especialização ativas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, informou na última semana que mantém, atualmente, cerca de 160 mil bolsas ativas. Distribuídas entre os programas institucionais, os estratégicos induzidos, as demandas sociais, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica.

Para a pós-graduação são 88.837 da demanda social e 5.974 advindas dos programas estratégicos induzidos. “A Capes financia quase um terço dos cerca de 300 mil alunos matriculados na pós-graduação”, afirma o presidente da Capes Benedito Aguiar. Entre as áreas do conhecimento, as Ciências Humanas têm o maior número de bolsas: 13.349. Somadas com as Ciências Sociais Aplicadas (8.367), a quantidade fica ainda mais relevante.

Covid-19

Durante a pandemia da Covid-19, a principal contribuição da Capes está sendo o Programa de Combate a Epidemias. Cerca de 1.300 pesquisadores se envolveram na iniciativa, 109 projetos foram aprovados e R$ 200 milhões serão investidos em quatro anos.

As bolsas foram prorrogadas por até seis meses. A medida beneficiou cerca de 30 mil pesquisadores

Fonte: Governo do Brasil

Últimas Notícias